Às 23h da sexta-feira (21/06), na rua Alice de Castro, uma rua de paralelepípedos no envoltório do Instituto Biológico (IB), um caminhão e operários vieram para iniciar um asfaltamento. Os moradores barraram a iniciativa inesperada e absurda.
Segundo os funcionários, outras "trinta ruas de paralelepípedos estão na lista” da prefeitura. Chama atenção a iniciativa totalmente ultrapassada em tempos de mudanças climáticas e de participação social. Precisamos permear o solo de água e as ações públicas de sociedade civil.
Os moradores da Vila Mariana passaram o fim de semana discutindo a questão: Como pode a prefeitura asfaltar ruas de paralelepípedos no bairro? Como pode esse asfalto chegar na surdina, sem que as pessoas que vivem nessas ruas sejam escutadas?
Eles ajudam a evitar enchentes diminuindo o escoamento da chuva, a reduzir a velocidade dos autos e as ilhas de calor, beneficiam a recarga do freático e são um patrimônio do bairro, um calçamento histórico.
As dezenas de ruas de paralelepípedo que ainda resistem no bairro são fundamentais para o equilíbrio ambiental da cidade e podem ser objeto de melhorias uma vez que há recursos disponíveis.
Uma matéria do G1 informa que a prefeitura de SP asfaltou 417 ruas de paralelepípedo desde o ano passado. Embora o Plano Diretor de Drenagem (PDD) indique os jardins de chuvas, vagas verdes, biovaletas, como medidas de drenagem, a prefeitura impõe pavimentação para o que resta de ruas drenantes.
Uma contradição explícita da política pública, que vai contra o Plano Diretor também. Na recente revisão, o artigo 25, acrescenta: que, as Soluções Baseadas na Natureza fazem parte dos objetivos urbanísticos e ambientais estratégicos relacionados à rede hídrica ambiental, para promover melhoria da qualidade das bacias hidrográficas.
A AVM está apoiando as iniciativas que estão acontecendo para defender a manutenção dos paralelepípedos.
Pedimos que as obras sejam paralisadas, a Comunidade ouvida e que se cumpra o PDE.
Acesse aqui a reportagem feita pela Globo que foi ao ar no dia 24/06/2024: Moradores são contra asfaltamento de ruas na Vila Mariana