top of page

AVM na luta por uma melhor revisão do PDE

Atualizado: 22 de mai. de 2023


Vila Mariana presente na manifestação

Visando defender o patrimônio cultural e arquitetônico da Vila Mariana, a AVM participou de uma grande manifestação no dia 27/04, em frente à Câmara Municipal, contra o processo e o conteúdo estabelecido pela Prefeitura sobre a revisão do PDE – Plano Diretor Estratégico da cidade de São Paulo. Para fortalecer sua ação, a AVM faz parte de um coletivo de entidades em defesa do meio ambiente e da qualidade de vida: a Frente São Paulo pela Vida, que congrega cerca de 500 organizações. A manifestação foi convocada pela FSPV para sensibilizar os vereadores, uma vez que a revisão do PDE se encontra para a análise dos parlamentares. A AVM foi uma das responsáveis pelo planejamento dessa mobilização.


Muitas demandas, esquecidas na revisão do PDE

Um Plano Diretor digno precisa fazer cumprir a função social da cidade, criando moradias para quem precisa, gerando qualidade de vida e evitando a degradação ambiental e arquitetônica da cidade. Porém a cidade assiste uma DESTRUIÇÃO de bairros inteiros, uma política que promove o adensamento de edificações de alto padrão, sem levar em conta os impactos que elas estão provocando. O PDE deveria melhorar a vida da população, e não ao contrário, beneficiando o mercado imobiliário. A situação é trágica: a população assiste, indignada, quarteirões inteiros caírem a cada dia.


AVM nas reuniões de organização da manifestação

No dia 27/04, metade do viaduto Jacareí foi fechado para comportar o número de manifestantes insatisfeitos com os rumos da revisão do Plano Diretor Estratégico, criticando a falta de transparência e a velocidade com que a Prefeitura quer aprovar essa revisão na Câmara. A AVM é membro da Associação Defensa SP, e endossa a análise crítica que esse coletivo apresentou, acrescentando ainda especificidades da Vila Mariana, como a necessidade de cadastrar e monitorar as nascentes, proteger as vias e entornos por onde passam os rios (que alimentam os lagos do Parque do Ibirapuera) e onde há lençol freático aflorado, além da proteção dos diversos redutos de valor cultural e arquitetônicos existentes no bairro e ameaçados pela especulação imobiliária.


A AVM atuante na revisão do PDE

A diretoria da AVM tem procurado lideranças legislativas, exercendo seu soberano direito de levar essas preocupações aos parlamentares, para que a qualidade de vida da Vila Mariana, sua identidade ambiental e seu rico patrimônio cultural e arquitetônico sejam preservados.


(Postagem em 19/05/23)

bottom of page