A AVM - Associação de Moradores da Vila Mariana juntou-se a mais de 500 entidades que compõem a Frente São Paulo pela Vida (FSPV), para enfrentar o processo de revisão do PDE - Plano Diretor Estratégico, que só interessa ao setor imobiliário. A revisão proposta pelo Legislativo vai afetar a qualidade de vida e o futuro não só da Vila Mariana, mas de toda cidade. A AVM tem participado ativamente nas manifestações realizadas.
A sociedade denunciou a destruição dos bairros ao redor das estações (raio de 600m) pedindo a diminuição dos eixos e a demarcação de áreas de interesse histórico e ambiental. Nada disso foi feito, e ainda aumentaram o raio para 1000m. Após muita pressão estão recuando a cada dia (800m, e agora 700m)
Presença em plenário.
| A cidade não está à venda. |
---|
A AVM, assim como urbanistas e estudiosos, não aceita esse aumento de área adensável nos eixos e nos bairros consolidados sem rigorosos estudos técnicos, dentre eles, ambientais e geotécnicos. A saúde das pessoas e a resiliência da cidade é que estão em jogo. Já sentimos o caos das construções nos últimos anos, destruindo patrimônios históricos, culturais e arquitetônicos do nosso bairro e da cidade. São Paulo não vai resistir a essa impermeabilização endêmica. Precisa haver uma nova reflexão sobre a cidade que queremos.
Em primeira votação apenas 12 vereadores votaram contra a revisão. 42 votaram favoravelmente. Por isso o esforço para conseguir reverter o voto de 7 vereadores, atingindo 19, suficiente para frear a revisão em segunda votação. Essa é a luta em que a AVM está engajada.
(Postado em 22/06/23)
Comments