top of page

Jornada do Patrimônio na Vila Mariana

A Jornada do Patrimônio, promovida pela Secretaria Municipal de Cultura, existe desde 2016, e convida a população a conhecer melhor a cidade e seu patrimônio cultural e arquitetônico. A Vila Mariana participou, apresentando um roteiro de visita à Chácara das Jabuticabeiras. Cerca de 20 pessoas participaram. O passeio, na tarde de 19/08, foi coordenado pelo coletivo Chácara das Jabuticabeiras, e guiado pelas arquitetas Beta, Eliane e Jurema.


Participantes conhecem os sobradinhos da Chácara

A maioria das pessoas era da Vila Mariana e redondezas, como Aclimação, mas uma pessoa veio da Zona Leste para conhecer a Chácara. Muitas não sabiam do tombamento da área. Trata-se de um tombamento de conjunto, onde se resguarda a paisagem e a ambiência de um jeito de morar do inicio do sec. XX, que se encontra preservado até hoje. A convivência da vizinhança, as festas comunitárias dos moradores nas praças e ruas constituíram forte valor cultural, o que contribuiu para a formação do Coletivo que luta por essa preservação.





Vista do alto, durante a Jornada do Patrimônio.


O patrimônio ambiental também se destaca nas ruas arborizadas, as praças, os pássaros sempre presentes, a calmaria desse miolo preservado percebida em relação à já transformada rua Cons. Rodrigues Alves e imediações. É um lugar que abriga fauna e flora, nascentes, o barulhinho das águas ao redor da praça Arquimedes da Silva, onde além de ser o ponto de encontro, foi também o de encerramento com um bate-papo.


Conversa ao final da atividade, na praça Arquimedes da Silva

O Coletivo, a Associação de Moradores da Vila Mariana – AVM e o Ministério Público ainda estão lutando na Justiça para que a Resolução de tombamento Conpresp (3/21) siga as orientações técnicas e não permita edificações de 50m dentro do perímetro tombado. A Chácara das Jaboticabeiras é formada pelos loteamentos de 1925, projetados por Prestes Maia e Taufik Camasmie, tombados em 2021 pela Resolução Conpresp 3/21.


(Postado em 21/08/23)


Comentários


bottom of page