top of page

Plantio Global de Primavera 2024 – Vila Mariana

Atualizado: 11 de dez. de 2024


Com nova data introduzida no calendário de 2024, o Plantio Global de Primavera, realizou o 2° evento do ano na cidade. Na Vila Mariana o local escolhido para realização das atividades foi a Praça Manuel Vaz de Toledo na Rua Sena Madureira, onde também se localiza o Corredor Verde Sena Madureira (PANPLAVEL) - que conecta os parques do Ibirapuera e Aclimação.


A iniciativa do Plantio Global foi estabelecido no âmbito do CADES Vila Mariana (Conselho Regional do Meio Ambiente, Desenvolvimento Sustentável e Cultura da Paz da Subprefeitura Vila Mariana) e da Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente (SVMA), em parceria com o Fórum Agenda 2030 da Vila Mariana, Subprefeitura Vila Mariana, Horta Comunitária da Saúde, Instituto Ecobairro Brasil, além de vários apoiadores locais e regionais como a Composteira Comunitária da Vila Mariana, Associação de Moradores da Vila Mariana, Composteira Comunitária da Praça Guacanduva, Fórum Verde Permanente, coletivos de plantio e preservação, agentes ambientais, outros CADES Regionais, sociedade civil e moradores.


O adensamento arbóreo do Corredor, visa reforçar a rede de conexão de áreas verdes na cidade fazendo frente às mudanças climáticas, ampliando a resiliência e a diversidade da fauna e da flora. Dentre as espécies nativas, as frutíferas também foram plantadas, contribuindo para alimentação dos pássaros. 


O plantio ocorreu em meio à ameaça de supressão de 172 árvores grande porte (dezenas já cortadas) pela obra do Túnel Sena Madureira, cuja obra no momento, se encontra paralisada pela justiça.


As oficinas de plantio coletivos entre técnicos e população oferecem uma rica experiência de aprendizado e envolvimento “pé no chão”, “mão na massa”. Além de mudas de árvores, um canteiro de herbáceas foi plantado, dando suporte à contenção de encostas e à adubação de árvores, combatendo a erosão e a lixiviação do solo.



Com uma abertura musical celebrando a mãe terra, o grupo Mátria Amada musicou o plantio com muita beleza. Dezenas de atividades, diálogos, exposições, boas práticas, fizeram parte do evento. A oficina de bombas de sementes, que une a manualidade da argila e o aprendizado de semear para verdejar, envolveu especialmente as crianças. 





Plantar corretamente e cuidar do crescimento

O plantio de primavera vem de encontro ao melhor momento climático para o desenvolvimento das mudas, época que começam as chuvas. Com esse propósito o calendário se expande e propõe o manejo de outono para as mudas plantadas.

 

Em meio à urgência dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU, o Plantio Global também estabelece uma prática que ajuda a promover o entendimento do PMAU (Plano de Arborização Urbana), que é um instrumento para definir o planejamento e a gestão da arborização no Município de São Paulo, visando o aumento da resiliência da cidade às mudanças climáticas, a qualificação da paisagem, a satisfação e a saúde da população, considerados os pressupostos da ecologia e das cidades inteligentes. E que tem como base o planejamento e ações participativas no processo de transformação e regeneração. 



Veja mais fotos de como foi o plantio!



bottom of page