Preservação das Ruas de Paralelepípedos proposta pela AVM foi uma das mais votadas no Orçamento Cidadão
- AVM
- 14 de mai.
- 2 min de leitura
Uma vitória para a história e qualidade de vida na Vila Mariana! A proposta “Proteção e preservação das ruas de paralelepípedo” apresentada pela Associação de Moradores da Vila Mariana (AVM), destacou-se entre as mais votadas na subprefeitura durante a primeira fase do Orçamento Cidadão.
A fase atual é a análise e priorização das propostas mais votadas pelo Conselho Participativo Municipal (CPM). Logo após, a prefeitura fará uma análise de viabilidade das propostas selecionadas pelo CPM.
Entre agosto e setembro está prevista a fase de votação das propostas, onde as propostas mais votadas receberão recursos da prefeitura, totalizando R$ 10 milhões destinados por subprefeitura. Para mais detalhes sobre o cronograma e o funcionamento do Orçamento Cidadão, visite o site da prefeitura.

A ideia da proposta de Proteção e preservação das ruas de paralelepípedos atende uma das maiores demandas de nossos associados e dos moradores do bairro. Fizemos um levantamento de 47 ruas com paralelepípedos, e solicitamos à prefeitura que seja mantido este pavimento, e também recuperados, os que tiverem algum residual de asfalto em cima.
Além da preservação cultural da história de nosso bairro, as ruas de paralelepípedos contribuem de forma positiva para o meio ambiente, pois permitem maior permeabilidade do solo e recarga de aquíferos, diminuindo a velocidade das águas em tempos de chuva, beneficiando a drenagem pluvial, e retendo menos calor.
O calçamento de paralelepípedos também gera maior segurança para os pedestres, pois a velocidade praticada nessas ruas é reduzida.
Um dos principais benefícios quando se pensa na pavimentação com paralelepípedos é, sem dúvida, o seu grande tempo de vida útil. O asfalto, por outro lado, possui uma vida útil muito curta, e necessidade de manutenção mais frequente, tornando-se mais oneroso.
Convidamos a todos a acompanharem as reuniões do CPM da Vila Mariana e participarem das análises das propostas.
Saiba mais sobre o Conselho Participativo Municipal da Vila Mariana e como participar acessando este link.