Nesta terça, dia 01/10/2024 às 18h30, será feita uma importante apresentação sobre o Túnel Sena Madureira no Auditório da Subprefeitura da Vila Mariana - Rua José de Magalhães, 500.
*A foto acima foi retirada de um documento disponibilizado no site da prefeitura, neste link.
A apresentação foi uma iniciativa da Secretaria Municipal de Transportes e do Consórcio Sena Madureira.
O Conselho Participativo Municipal da Subprefeitura da Vila Mariana (CPMVM) e o Conselho Regional do Meio Ambiente, Desenvolvimento Sustentável e Cultura da Paz da Vila Mariana (CADES Vila Mariana) estão convidando todos os moradores da região para estarem presentes na reunião.
Nós, da Associação de Moradores da Vila Mariana, entrevistamos o Lucian De Paula, urbanista, arquiteto e integrante do Coletivo Metropolitano de Mobilidade Urbana (COMMU), para compreendermos os impactos desta obra para a região.
Apresentação: Túnel Sena Madureira
Terça, 01/10/24
18h30
Auditório da Subprefeitura da Vila Mariana
Rua José de Magalhães, 500
Entrevista com Lucian De Paula do Coletivo Metropolitano de Mobilidade Urbana (COMMU)
Lucian De Paula é urbanista e arquiteto na Universidade Federal de São Paulo, especialista em Economia Urbana e Gestão Pública, e pesquisador em mobilidade urbana. Participa como sociedade civil das políticas de bicicleta, e foi conselheiro da Vila Mariana. Atua no COMMU, Coletivo Metropolitano de Mobilidade Urbana, que desde 2014 tenta falar sobre transporte coletivo porque é composto por usuários do sistema.
Quais são os principais problemas que vocês identificaram no projeto do túnel Sena Madureira?
A obra expulsa mais de 100 famílias que moram há mais de 50 anos na Vila Mariana, o túnel custa mais de meio bilhão apenas para contornar 2 semáforos e está fora das prioridades e planejamento da cidade, e, além do retrocesso na mobilidade, existem suspeitas sobre a lisura da licitação.
Quais os impactos negativos que o túnel pode trazer para a comunidade e para a cidade?
As mais de 100 famílias expulsas não vão ter pra onde ir porque a prefeitura não tem proposta. Se elas conseguirem auxílio-aluguel, ele é até R$400,00 o que não dá pra se manter na Vila Mariana e vão ter que se mudar pra muito longe ou pra morar muito mal.
Além disso, essa obra não melhora o trânsito, como promete. Ela foi pensada em 1960 e tem essa mentalidade atrasada. Desde então já tivemos 3 linhas de metrô (Linhas 1 - Azul, 2 - Verde e 5 - Lilás), faixa exclusiva de ônibus, ciclovias, etc. na região.
O túnel é só pra carro, não vai permitir passar ciclistas nem linhas de ônibus, que vão continuar no trânsito. Por esse valor a prefeitura poderia ter comprado 150 ônibus elétricos a bateria, e é mais do que todo o investimento em bicicletas nesta gestão. Com essa temperatura diária de mais de 34° C na primavera e São Paulo tendo o ar mais poluído do mundo, o dinheiro deveria ter sido aplicado assim?
Fora a própria licitação, com uma empresa pega na operação Lava Jato, que começou estimado em R$148 milhões de reais e hoje está custando R$517 milhões!
Faz sentido uma obra custar 349% do valor originalmente estimado?
Que ações o coletivo já realizou para tentar barrar a obra?
Denunciamos os problemas na audiência pública de 2022. Desde então, compilamos as informações e publicamos textos expondo tudo isso. Fizemos denúncias no Ministério Público, Defensoria Pública e Tribunal de Contas do Município, mas é difícil esses órgãos atuarem se não houver pressão.
O que a população pode fazer para se engajar na luta contra o túnel?
Temos que pressionar o Ministério Público e fazer barulho nas redes sociais. Aproveitar que é época de eleição e cobrar ação de quem promete mudar, e questionar os envolvidos no governo que estão promovendo isso. A secretaria agendou uma "apresentação" na subprefeitura da Vila Mariana no dia 1° de outubro, às 18h30. Por ser uma apresentação, nem sabemos se poderemos ter fala e ser ouvidos! Mas é preciso aparecer em peso para protestar lá e não aceitar as justificativas sem embasamento. Eles não pretendem discutir o projeto, pois a obra já começou, nós temos que obrigar a prefeitura a parar a obra!
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